Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Mimosa skinneri var. carajarum Barneby CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 24-05-2012

Criterio: B2ab(ii,iii)

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Variedade endêmica do Estado do Pará, onde é encontrada em vegetação de canga e em margens de lago. Apresenta AOO de 4 km², e está sujeita a apenas uma situação de ameaça, considerando a atividade mineradora como principal ameaça e responsável pelo declínio da AOO e da qualidade do hábitat da espécie.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Mimosa skinneri var. carajarum Barneby;

Família: Fabaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Distribuição

A espécie é endêmica do Brasil, ocorrendo no Estado do Pará (Dutra; Morim, 2012). Nunes (2009) considera a variedade endêmica da região da Serra dos Carajás.

Ecologia

Espécie herbácea, ocorre em afloramentos com ferro e em margens de lago (Barneby, 1991) na região da Amazônia (Dutra; Morim, 2012).

Ameaças

3.3.2 Sub-national/national trade
Severidade very high
Detalhes Com o desenvolvimento das atividades de mineração do Projeto Grande Carajás, que ocupa atualmente 900 mil km² (ca. 10% do território brasileiro), houve uma concomitante ocupação agropecuária. Tal atividade teria assumido um caráter verdadeiramente predatório, em grande parte devido às atividades de extração de madeiras associadas à produção de carvão vegetal para as siderúrgicas de ferrogusa. Foi estimado que a exportação acumulada de ferrogusa até 2005, tenha provocado um desmatamento ilegal superior a 800 mil hectares de floresta densa (Reis, 2001).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: Considerada "Vulnerável" pela Lista de Espécies Ameaçadas do Pará (COEMA-PA, 2007).

Referências

- NUNES, J.A. Florística, estrutura e relações solo-vegetação em gradiente fitofisionômico sobre canga, na Serra Sul, FLONA de Carajás - Pará. Mestrado. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, 2009.

- DUTRA, V.F.; MORIM, M.P. Mimosa in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB083466>.

- COEMA - CONSELHO ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE, PARÁ. Instrução Normativa n. 02/2010, Diário Oficial do Estado do Pará, 2010.

- REIS, E. J. Os impactos do pólo siderúrgico de Carajás no desflorestamento da Amazônia brasileira. Parcerias Estratégicas, v. 12, p. 276-293, 2001.

- BARNEBY, R. C. Sensitive Censitae: a descripition of the genus Mimosa Linnaeus (Mimosaceae) in the New World. Memories of the New York Botanical Garden, v. 65, p. 1-835, 1991.

Como citar

CNCFlora. Mimosa skinneri var. carajarum in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Mimosa skinneri var. carajarum>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 24/05/2012 - 14:54:42